E o Monster - o site de empregos mais conhecido dos EUA (e talvez do mundo com operações semi-independentes em vários países) - abriu sua filial no Brasil.
Eu me dei ao trabalho de confirmar junto ao Monster EUA se o site - http://www.monsterbrasil.com.br/ - era legítimo.
Porque me dei ao trabalho?
Dentre outros motivos:
a) O site parece não ter decidido se se trata dO Monster ou dA Monster. No título da página (que tem um espaço a mais em "começo" e provavelmente não está ajudando-os em termos de ranking no Google) eles dizem trabalhos dO monstro. Mas no rodapé da página eles dizem "Sobre A monster". Porque Monster seria feminino e monstro masculino é um mistério pra mim. Parece que estou buscando problemas, mas o problema é mais profundo. Continue lendo...
b) Alguns termos nas páginas parecem ter sido traduzidos - MAL - do inglês. Nada contra traduções, mas as coisas tem de fazer sentido, certo? Uma das "tabs" na página principal diz "Conhecidos" e outra diz "Indo pra frente". Não sou tradutor, mas acho que "Contatos" e "Progredindo" seriam escolhas mais felizes. E não para aí. Olha essa tradução da chamada para um dos artigos da seção "Indo pra frente":
Como muitos expertos em conselhos para a carreira profissional, Steve Fogarty, gerente de contratação da empresa Waggener Edstrom, diz que os candidatos devem pesquisar a empresa minuciosamente antes de entrevistar-se com ela.
De novo, eu não sou tradutor. Mas "expertos"??? Essa palavra sequer se usa em Português do Brasil - o
c) Alguns outros detalhes parecem ter sido simplesmente lançados de qualquer forma com base no site em inglês. Note-se o botão de GO ao invés de "Submeter" ou "Enviar" ou o que quer que se use esses dias no Brasil...
Eu achei a qualidade do conteúdo tão ruim, tão de qualquer maneira, que entrei em contato com a central americana por e-mail. Eles me dizem que o site é pra valer. Não me atrevi a perguntar porque a diferença brutal de qualidade de conteúdo...
Pra piorar - pra mim - meu profile do Monster USA não é portável ou disponível no site brasileiro. Se eu quiser posso criar meu profile no Brasil, mas vou ter de manter os dois em separado. Dirá você: "normal". Não acho, porque a minha conta do Monster USA é aceita e preservada no Monster España.
Como em tudo mais, parece que até os serviços que são oferecidos a países da america latina são feitos nas coxas... Em inglês diríamos "rushed to market".
Não vou entrar em detalhes técnicos - a opção de tecnologia do monster é ASP. EUA, Espanha, não interessa. Não seria a minha opção, mas parece funcionar perfeitamente pra eles.
Eu não estou procurando emprego no Brasil. Se estivesse, acho que o Catho seria uma opção mais agradável para falantes do Português do Brasil. E tem mais utilização por empregadores e potenciais empregados.
Claro, fiquem de olho no Monster Brasil. As coisas podem mudar e progredir. Esse spin de networking (Contatos... digo "Conhecidos") pode acabar com o site sendo um cruzamento de "Monster" com "LinkedIn" que pode dar samba.
E quem está procurando emprego tem de buscar em todas as frentes disponíveis, certo?
UPDATE: Uma coisa que só notei depois de terminar de escrever é que grandes empresas - Microsoft, Google, HP, etc - parecem estar no monster. Provavelmente isso é uma explicação mais coerente do porque lançar um site dessa maneira. Essas empresas já são clientes do Monster aqui e queriam que as vagas disponíveis para o Brasil estivessem disponíveis num site para os brasileiros. O fato de que todos os empregos e descrição das empresas está em Inglês provavelmente não ajuda; mas se foi só uma forma do Monster calar a boca das empresas... O que importa é: se você tem interesse em trabalhar para empresas desse porte, olhar o site do monsters no Brasil é um caminho também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário